Hoje foi a minha segunda aula de português. Estas aulas estão sendo um verdadeiro alívio para toda a energia acumulada em mim dos quatro meses fora de sala de aula. Dar aula é algo que eu sei fazer e me sinto bem fazendo.
A aula de português terminou às 13h15 e eu tinha até às 15h45 para decorar um texto em francês de sete parágrafos.
Hoje na aula de Gestão seria a apresentação dos grupos. O tema era a aquisição entre duas empresas de engenharia da França - a Vinci e a Cegelec. Meu grupo era composto por quatro pessoas: três franceses e eu.
Nós fomos o penúltimo grupo a apresentar e enquanto eu assistia as outras apresentações, eu percebi que os franceses têm o costume de fazer uma piadinha no fim da apresentação. É algo aprovado até pela professora.
Eu sabia qual seria a piadinha que o meu grupo tinha preparado, porque no início da aula, eles me perguntaram como se dizia em português a frase - Merci pour votre attention!!!. Eu disse - Obrigado pela vossa atenção!!!. Então, eles escreveram a frase em português no último slide e me disseram que eu teria que falar quando terminasse. Ok, sem problemas.
Fizemos uma apresentação muito boa. Eu consegui dizer todo o texto decorado. No último slide quando fui dizer a frase, eu vejo que eles escreveram a frase e colocaram esta foto minha, de quando eu estava em Barcelona, no Parque Güell.
Não sei se a intenção deles era rir da minha cara, me homenagear ou qualquer que fosse, eu fiquei muito sem-graça! Este foi o primeiro trote do dia!
Na noite passada, eu liguei para minha professora de francês no Brasil - a Bel - e ela tinha me dito que hoje seria a formatura do pessoal do quinto livro e que ela queria que eu aparecesse via Skype para responder perguntas dos alunos, pois muitos deles estão inscritos para o intercâmbio na França pro ano que vem.
Na hora que chegou o momento de aparecer pelo Skype, tenho uma grande surpresa. O Geraldo, um professor de Ilha Solteira, estava falando sobre o sistema francês de ensino para os alunos e ele me fez quatro perguntas em francês. Gaguejei, falei errado, misturei francês com português... foi horrível. Isso me fez reviver o nervosismo que eu sentia nas aulas e provas dele. Este foi o segundo trote do dia!
Chega de trote, né?