Não escrevi errado! É tram mesmo, com A!
Aqui na França, quase todas as cidades possuem o tram. O tram é uma espécie de metrô de superfície, mas não é tão rápido quanto um metrô subterrâneo.
Aqui na França, quase todas as cidades possuem o tram. O tram é uma espécie de metrô de superfície, mas não é tão rápido quanto um metrô subterrâneo.
Nas grandes cidades, o transporte público se dá através de metrô, tram e ônibus. Cidades médias, como Grenoble e Saint-Étienne, só possuem tram e ônibus. Já cidades bem menores, somente ônibus.
Uma das características do transporte público na Europa (percebi isso tanto na França, como também na Espanha e Alemanha) é a pontualidade. Em qualquer parada, você encontra um letreiro mostrando todos os horários durante os sete dias da semana. E eles cumprem pontualmente os horários prometidos.
O máximo que se espera entre um tram e outro é cerca de 5 minutos. Nos fins de semana, chega-se a esperar entre 5 a 10 minutos.
Em Grenoble, o tram era mais novo e mais espaçoso do que o tram de Saint-Étienne. Aqui, como no Brasil, as pessoas ficam apertadas, principalmente nos horários de pico.
Tram de Saint-Étienne |
Uma coisa que acontece em todo lugar, mas aqui é algo muito sério, é quando há pessoas de idade em pé dentro do tram. Sempre quem está sentado disponibiliza o lugar para os mais idosos.
Enquanto estava no tram hoje, filmei da janela (perceba que ela está embaçada) um pouco da cidade onde eu moro - Saint-Étienne, para que vocês conheçam. Não é nada de extraordinário a cidade. Uma cidade bem simples perto das outras cidades da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário