Hoje foi dia de prova, ou como dizem aqui na França, dia de DS. Não sei bem o significado ainda dessa sigla, mas quando eu descobrir, eu conto.
Hoje foi o dia da única prova que teremos de Béton Précontraint (Concreto Protendido). Ou passa com essa única nota ou vai para Rattrapage, em outras palavras, a SUB.
Aqui na ENISE, como já comentei em postagens anteriores, todas as aulas são obrigatórias. Eu já faltei algumas vezes, confesso. Não sou de ferro e sou MADE IN UNESP, onde temos 30% de direito para faltar. Alguns professores aqui cobram a presença e outros não, mas mesmo assim os franceses nunca faltam aula, mas nunca mesmo. Está aí uma diferença cultural e de comportamento.
Até que... chegou o dia de hoje para mudar minha visão sobre as coisas - o grande dia do DS de Béton Précontraint. A prova foi no último horário de aula, mas até chegar o momento da prova, tivemos duas aulas antes de outras matérias. Quase que 50% dos meus colegas franceses faltaram essas aulas anteriores para ficar estudando para a prova.
Eu entendo o motivo deles. Já fiz isso várias vezes na UNESP. Confesso que fiquei feliz ao ver que eles também têm a capacidade de faltar quando é preciso, que eles também têm um pouco de Brasil dentro deles.
O professor fez uma prova com um exercício muito parecido com o que ele já tinha feito em sala de aula. Era um único problema, porém com 10 questões e alguns peguinhas (que eu até consegui identificar). Cada uma das questões tinha uma parte teórica e uma parte de cálculo, que você fazia consultando o Eurocode. A parte de cálculo, eu consegui ir até a questão 6, mas a parte teórica eu não fiz nenhuma. Quando não se sabe a língua muito bem, até inventar uma resposta é difícil. Logo, conclusão do dia: a rattrapage vem aí, olê, olê, olá!
Quando saí da prova, era 17h45min, e olha a foto que tirei assim que vi o céu.
Já era noite!!! |
Noite... já era noite às quase 6 da tarde. Lembro o meu primeiro dia de França, em que o sol foi se pôr somente às 10 da noite. Agora, às 17h45, o céu já está assim, escuro. Conversei com um amigo francês e ele me disse que quando o inverno realmente chegar, a noite começará às quatro da tarde. Se já estou gordo, vou engordar mais ainda com esse inverno que está cada vez mais próximo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário