sábado, 10 de novembro de 2012

Allez les Verts!

Allez les Verts
Allez les verts! é a expressão que define o dia de hoje e a tradução ao pé-da-letra seria Vamos os verdes!. É com essa expressão que a torcida do Saint-Étienne vibra ao cantar durante o jogo, e é claro que verde é a cor do time.

Ontem na aula de Gestão, um dos meus colegas franceses, o Pierre, havia me chamado para ir ao estádio assistir ao jogo de futebol do Saint-Étienne contra Troyes. Aceitei o convite.

Às 7 horas da noite, eu estava ao lado da bilheteria esperando o Pierre chegar, quando me encontro com o Martin, que também estuda com a gente. O Pierre tem uma carteirinha que permite que ele assista todos os jogos durante um ano no Kop Nord.

Kop Nord é o lugar mais legal e mais barato para assistir ao jogo. É onde se encontra a torcida e você fica em pé o tempo todo, cantando a musiquinha - Allez les Verts! Allez, allez, allez, allez, allez, allez, allez, allez, allez... Quando eu fui com o Caio Coppola, na primeira vez, ficamos no Kop Nord.

Visão do Kop Nord


Porém, hoje havia um problema, quando chegamos ao estádio não havia mais bilhetes para o Kop Nord. O Pierre, o Martin e eu saímos procurando cambistas, mas não encontramos. O Pierre que tinha acesso ao Kop Nord se despediu da gente e o Martin e eu acabamos comprando o bilhete para a arquibancada normal, onde só dá família e pessoas de mais idade.

Da arquibancada, a gente vê a animação do Kop Nord


Apesar de ter prestado mais atenção ao jogo dessa vez do que da primeira, ainda prefiro o Kop Nord, que é muito mais animado.

O Brandão, que é o jogador brasileiro que joga no Saint-Étienne, decepcionou hoje. Ele jogou o primeiro tempo inteiro e uma parte do segundo tempo. Levou cartão amarelo e ainda deu uns passes em falso. Ê Brandão, ou você começa a jogar melhor ou eu conto pra todo mundo que seu nome verdadeiro é Evaeverson.

Saint-Étienne fez dois gols no Troyes, que é considerado pelos franceses um time fraco. E assim todos os stephanoises (quem nasce em Saint-Étienne) irão dormir bem hoje.


3 comentários:

  1. Goias, pra você que não entende de futebol fica a dica...
    Não existe a expressão "dar uns passes em falso" kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Mas a expressão não é pro futebol, ele pisou em falso... Como qualquer pessoa esta sujeita a pisar

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha, Seus textos são cheio de ambiguidades. Vou tomar mais cuidado da próxima vez.

    ResponderExcluir