Sabadão em Saint-Étienne. Estudei um pouco, pois na segunda-feira terei prova de Concreto Protendido.
Iria ser um dia sem grandes destaques se eu não resolvesse ter ido cortar o cabelo. Agora tenho bem mais domínio no francês, consigo explicar como eu quero que meu corte de cabelo fique, mas aqui na França, os cabeleireiros têm sempre que fazer uma graça.
Eles passam a máquina onde não é pra passar. Repicam tudo. Depois você passa a mão no cabelo e vê que tem um buraco. Haja gel para tentar disfarçar os erros deles. Além de tudo, corte de cabelo aqui na França é muito caro. Eu paguei 15 euros mostrando a carteira de estudante.
Hoje, fui ao Auchan (o maior supermercado de Saint-Étienne, eu acho) e percebi como é difícil encontrar um lençol com elástico para cama de casal. Eu tenho lençóis, porém como eles não têm elástico, quando eu acordo, o lençol desaparece no meio da cama. Acho que eu mexo muito a noite.
O dia também foi de felicidade. Um aluno do Cursinho Diferencial, o Caique, me enviou as questões de Química Orgânica do ENEM digitalizadas. Das três questões de Química Orgânica da prova, duas que caíram foram muito semelhantes a questões que eu já havia passado em sala de aula. Como no vestibular do meio-do-ano quase não caiu Química Orgânica, agora o ENEM veio e provou que essa matéria não é menos importante que as outras. Torço muito para que os meus alunos tenham acertado.
O dia também foi de felicidade. Um aluno do Cursinho Diferencial, o Caique, me enviou as questões de Química Orgânica do ENEM digitalizadas. Das três questões de Química Orgânica da prova, duas que caíram foram muito semelhantes a questões que eu já havia passado em sala de aula. Como no vestibular do meio-do-ano quase não caiu Química Orgânica, agora o ENEM veio e provou que essa matéria não é menos importante que as outras. Torço muito para que os meus alunos tenham acertado.
Sem mais grandes destaques o dia de hoje, eu queria falar para vocês sobre o livro que comecei a ler. Um livro que o Gustavo Pontel me deu de presente. O livro se chama Os 100 segredos das pessoas de sucesso e foi escrito por David Niven.
Excelente livro |
O livro tem 100 capítulos, em que cada capítulo é uma lição. Em cada lição, o autor apresenta dados estatísticos, pesquisas científicas e conselhos sobre o tema de forma bem natural e objetiva.
Li hoje um capítulo que me chamou muito a atenção, principalmente depois que eu comecei a escrever meu blog, o capítulo 22 - Escreva seus planos, metas e ideais.
Vou transcrever o capítulo para vocês.
Se quisesse chegar a um destino desconhecido, você provavelmente escreveria as orientações para não se perder.
Mas quando está planejando o caminho a ser percorrido na sua vida, suas metas e o que precisa para alcançá-las, você provavelmente não escreve nada. Pense nisso - por que você não coloca no papel algumas diretrizes para as jornadas mais significativas, aquelas que vão interferir profundamente na sua vida?
Escrever seus planos, metas e ideias faz com que eles se tornem mais reais para você. Ao escrever, você percebe falhas e descobre outras alternativas em que não havia pensado antes. Cada passo que você dá para definir o que quer e o que precisa fazer para chegar aonde quer aumenta suas chances de realmente atinjir seus objetivos.
Harry é um consultor vocacional. Ele trabalha com profissionais de várias áreas que se sentem insatisfeitos. Ele não costuma perguntar o que os clientes realmente querem. Prefere formular a questão assim: "O que você precisa fazer para conseguir o que realmente quer?". Ele analisa com as pessoas não aquilo que elas querem fazer mas o que precisam fazer.
Harry frequentemente encontra pessoas que não conseguem responder a esta questão. "Quando pergunto o que elas precisam fazer, pego-as de surpresa, pois a maioria nunca pensou nisso ou desistiu de pensar há muito tempo."
Ele sugere que seus clientes mantenham um diário, pois acredita que, ao escrever, eles encontrarão o que estão realmente procurando. "Se você escreve tudo o que vem à sua mente, sem censura, ao rever o texto, será capaz de notar um padrão nos seus pensamentos, descobrirá coisas a seu respeito em que nunca havia pensado e vislumbrará com mais nitidez o seu caminho".
Pessoas que mantêm um diário ou algum tipo de registro das suas aspirações têm 32% mais chance de sentir que estão progredindo na vida - Howatt, 1999
Este capítulo só me deu mais vontade de continuar escrevendo o meu blog. Tenho a noção que o contexto do capítulo é mais empresarial do que associado a escrever um blog. Como faço parte de um intercâmbio, sou da opinião de que escrever um blog é um presente que dou a mim mesmo. No fim, no Brasil, poderei ler cada dia que vivi, por isso me arrependo de ter começado a escrever tarde, mas antes tarde do que nunca. Pra mim, o mais legal de um blog é que cada dia da sua vida tem um título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário