terça-feira, 13 de novembro de 2012

A teoria do acordeão

Primeira aula do dia hoje foi de Anglais (inglês, em francês). Aula sim, aula não, a professora aplica exames do TOEIC para medir nosso nível de inglês. Hoje foi aula sim.

São cerca de 1h10min para 100 questões de alternativas. Os textos gigantescos tem um tema em comum - o mundo dos negócios. Na verdade, é uma grande chatice.

No tempo restante da aula, a professora corrige as primeiras questões, pedindo para os alunos pronunciarem as frases. A língua francesa tem geralmente em suas palavras a última sílaba como a tônica, e os franceses carregam isso quando estão falando inglês. A professora fica corrigindo os franceses o tempo todo a pronunciarem corretamente e fica me usando como cobaia, porque segundo ela, os brasileiros não têm esse problema.

No começo foi legal. Eu tinha alguma utilidade na aula, só que ela abusou da minha boa vontade. Comecei a ficar constrangido, porque os meus colegas franceses não estavam gostando nem um pouco disso.

Hoje também foi dia de comemoração. Eu tive a minha última aula de Organisation. Como já falei em um post anterior, essa matéria é sobre um projeto no Autocad de como organizar todas as etapas de obra de um edifício - desde local onde ficará a betoneira e a grua, como onde será o escritório do engenheiro-chefe e os sanitários. Resumidamente assim, parece ser fácil, só que eu não estava entendendo nada do que se passava no projeto.

As aulas duravam 4 horas no laboratório de informática. Todo mundo estava fazendo o projeto em dupla, menos o meu grupo, que era um trio. A minha função no grupo era fazer desenhos no Autocad.

Enfim, esta matéria acabou. E nos 15 últimos minutos de aula, o professor foi ensinar a dobrar uma folha A0. Pra quem não sabe, é a maior de todas as folhas, onde todo o nosso projeto seria impresso. Ao invés de ensinar a dobrar apenas, o professor começou a falar da Teoria do Acordeão e toda uma filosofia que está por trás do simples dobrar de folhas.


Folha A0


Faltava somente 15 minutos para acabar a aula quando ele começou. Passaram-se 10 minutos depois do horário de término quando ele acabou a tal teoria. O que custa ensinar apenas a dobrar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário